terça-feira, 10 de novembro de 2009

Influência dos Grupos Informais na Gestão das Organizações.


Entende-se por organização informal o conjunto de interações e de relacionamentos que se estabelecem entre vários elementos humanos em uma organização. A origem da organização informal está na necessidade do indivíduo de conviver com os demais seres humanos. Esse é um processo espontâneo de evolução social, que se concretiza nos usos e costumes, nas tradições, nas idéias, normas sociais e estilos de vida. Manifesta-se nos diversos níveis hierárquicos, por intermédio de atitudes e disposição baseada na opinião e no sentimento.
Grupos podem conter conseqüências desejáveis (simpatia, amizade) e indesejáveis (antagonismo). Um bom administrador, em todos os níveis de supervisão, tem que aprender a influenciar e orientar o sentido entre as boas relações humanas, para que a empresa possa realizar suas funções principais em um clima positivo e favorável. Estimulando à cooperação eficaz entre todos os membros de um grupo de trabalho. Alem de elevar a auto-estima do indivíduo consegue-se um aumento na produtividade. Podendo ocorre também que a organização informal seja manipulada de forma inadequada, nesse caso gera-se a desarmonia com os objetivos da empresa. Isso geralmente acontece por falta de habilidade da direção em proporcionar um clima adequado de boas relações.
É fundamental para o administrador instruir-se sobre esses grupos informais, porque o alvo das organizações são as pessoas, e a maneira mais comum de executarem tarefas é separando em equipes de trabalho.
Grupos Informais existem em todos os tipos de organizações.

Fontes:
· Chiavenato, Idalberto Teoria Geral da Administração, Makron Books; Edição 5º Vol.1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário